Histórico

Fundado em 1971, o Programa de Pós-Graduação em Saúde na Comunidade é o segundo mais antigo do país dos programas stricto senso em saúde pública. Desde sua criação, possui vinculação com o Departamento de Medicina Social (DMS) da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Este departamento foi fundado pelo médico e professor José Lima Pedreira de Freitas (1917-1963), um dos responsáveis por descrever plenamente a doença de Chagas, detalhando o seu ciclo e discriminando seu agente causal, vetor e manifestações clínicas.
Em sua primeira fase, de 1971 a 1999, o Programa teve a denominação de “Pós-Graduação em Medicina Preventiva”, cumprindo um papel importante na formação de corpo docente na área, além de ter  colaborado com a maioria dos Programas de Pós-Graduação da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, oferecendo vagas em disciplinas aos alunos e, também, oferecendo orientação metodológica e estatística para desenvolvimento de dissertações e teses. O público-alvo eram médicos.
A partir do ano 2000, o Programa passou por uma ampla reformulação para atender a real demanda da Saúde Coletiva, com uma visão mais abrangente, levando em consideração que o saber e o trabalho, na área, são realizados por equipes multiprofissionais e enfoque multidisciplinar, passando a ter a atual denominação.  Oferece cursos de Mestrado e Doutorado para pessoas que atuam ou irão atuar na saúde, sendo que os alunos titulados pelo Programa recebem o título de Mestre ou Doutor em Ciências, Programa de Saúde na Comunidade.

Para saber mais:
http://rms.fmrp.usp.br/upload/file/Livros/Livro_DMS.pdf

    Comentário do blogger